Você pode acessar qualquer aula através dos cards abaixo ou diretamente pelo menu da barra superior
Você pode acessar qualquer aula através dos cards abaixo ou diretamente pelo menu da barra superior
Fique atento a essas dicas. Nesse elemento o autor(a) compartilhará com você conceitos importantes.
Aqui você encontrá links com conteúdos extras que vão te auxiliar na compreensão do assunto.
É hora de por em prática os conteúdos estudados. Vamos ver a aplicação dos conceitos em cases da vida real.
Doutora e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pesquisas enfocando a comunicação popular, alternativa e comunitária. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Marília e graduação em Tecnologia em Produção Publicitária pela Unigran. É professora da Universidade de Marília, atuando no curso de graduação em Publicidade e Propaganda e professora dos MBAs em Marketing e Gestão empresarial. É membro do Núcleo de Pesquisa Comuni - Comunicação comunitária e Local, do POSCOM/Umesp, desde 2007.
Veja as referências utilizadas pelo(a) autor(a). Você pode ainda enriquecer seu aprendizado com os materiais complementares.
Começar a Estudar
Agora que você já se familiarizou com a disciplina é hora de começar seus estudos.
Selecione avançar para ir para Aula 1.
©Unimar - Todos direitos reservados | Design by B42
Livro
Autor: Felipe Ost Scherer e Maximiliano Selistre Carlomagno
Sinopse: o livro traz os conceitos fundamentais para a criação e implementação de um programa de gestão da inovação nas empresas. O texto inicia com uma abordagem que explica a importância de a inovação ocorrer de forma continuada nas empresas, não sendo apenas um evento esporádico. Com essa perspectiva são apresentados os conceitos básicos, como diferenciar invenção de inovação e também separar melhorias de inovações, questões importantes para a gestão da inovação. A partir daí são apresentados os conceitos e ferramentas que podem acelerar a implantação nas empresas. O Radar da Inovação amplia a perspectiva dos tipos de inovação, não restringindo a visão da inovação como sendo produtos e processo, apresentando 12 tipos possíveis de inovações. O Octógono da inovação são as oito dimensões organizacionais que precisam ser configuradas para que a inovação ocorra: estratégia, liderança, pessoas, cultura, funding, relacionamentos, estrutura e processo. É dado especial destaque para a construção de práticas para fomentar a geração, experimentação e implementação de ideias inovadoras. São apresentados também ferramentas para fazer a gestão do portfólio de iniciativas e da medição dos resultados através de indicadores de inovação. Dando a perspectiva prática do livro, 11 cases de empresas inovadoras são analisados à luz das ferramentas apresentadas no livro, destacando como elas conduzem suas iniciativas de gestão da inovação. O apêndice traz um assessment para avaliar o nível atual de inovação da empresa e uma discussão importante sobre a diferença entre os tradicionais programas de ideias dos programas de gestão da inovação. Obra recomendada para profissionais de marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, P&D, gestores de projetos e empreendedores. Leitura complementar para as disciplinas OSM, Marketing Estratégico, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Comportamento Organizacional dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração.
Filme
Ano: 2009
Sinopse: Michael Oher, um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol.
Comentário: Este filme nos motiva a enxergar as oportunidades, a acreditar em nosso potencial mesmo quando muitos desacreditam. É um filme de superação e que traz grandes lições para nossa vida.
WEB
Este link vai te levar para um vídeo excelente, com a palestra de Bento Koike, fundador da Tecsis, empresa que produz pás customizadas para turbinas eólicas. A Tecsis é hoje uma empresa brasileira que líder em um produto de alto conteúdo tecnológico e que ajudou a consolidar uma inovação disruptiva no mundo.
WEB
Esta “edição de bolso” do Sebrae traz muitas ideias e sacadas para quem pretende alcançar novos desafios. Tem uma linguagem gostosa e traz dicas bem práticas do que fazer para identificar oportunidades de negócios ou em seus negócios e conquistar clientes. Acesse o link para ter acesso ao material.
Reitor
Márcio Mesquita Serva
Pró-Reitor de Graduação
José Roberto Marques de Castro
Direção do Núcleo de Educação a Distância
Paulo Pardo
Coordenação do Curso
Ana Lívia Cazane
Organização de conteúdo
Ana Lívia Cazane
Autoria
Maria Alice Campagnoli Otre
Revisão
Juliana Spadoto
Designer Educacional
Maria de Fatima M. M. Corradini
B42 Design
Edição de Arte, Diagramação, Design Gráfico.
*Todos os gráficos, tabelas e esquemas são creditados à autoria, salvo quando indicada a referência.
Informamos que é de inteira responsabilidade da autoria a emissão de conceitos.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem autorização.
A violação dos direitos autorais é crime estabelecido pela Lei n.º 9.610/98 e punido pelo artigo 184 do Código Penal.
Imagens, ícones e capa: ©pexels, ©pixabay, ©envato e ©wikimedia
© Universidade de Marília 2020
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001Marília-SP, CEP 17.525–902
BAGGIO, Adelar F.; BAGGIO, Daniel K.. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38.
BESSANT, John, TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo - Administração. 2009. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577805112/
BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda. Notas sobre a importância metodológica dos conceitos. Ensaios FEE, Porto Alegre, 9(1):121-125, 1988
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdade do empreendedor de sucesso. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. São Paulo, v. 34. n.2, p. 5-28, abril-junho 1999.
HISRICH, D., R., PETERS, P., M., SHEPERD, A., D. Empreendedorismo. 2014. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553338/
MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360º: a prática na prática. 3ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PIMENTA, Marcelo Severo. Transformando sua ideia em modelo de negócios: manual do participante. Brasília: SEBRAE, 2015.
SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da Inovação na Prática. 2ed. São Paulo: Atlas, 2016 [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597007121/
SCHMIDT, Serje; BOHNENBERGER, Maria Cristina. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 13, n. 3, p. 450-467, Sept. 2009 . Disponível em <http: www.scielo.br="" scielo.php?script="sci_arttext&pid=S1415-65552009000300007&lng=en&nrm=iso">. Acesso em 15 de abril de 2019. </http:>http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552009000300007.
SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2013. Disponível em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$File/2021.pdf. Acesso em fevereiro de 2019.
ZOGBI, Edson. Criatividade: o comportamento inovador como padrão natural de viver e trabalhar. 2014. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522491889/